Skip to main content

FUNDAMENTAL II

O Ensino Fundamental II é um segmento da escolaridade que pretende atender e contribuir com a formação do aluno/indivíduo que se encontra em uma das fases de maior transformação e mudança de expectativas e posturas frente ao aprendizado.

No Fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano, os alunos aprofundam os conhecimentos disciplinares e interdisciplinares mais específicos, introduzidos no Fundamental I. A transição para uma rotina escolar mais desafiadora e independente, com um professor por matéria, é cuidadosamente trabalhada para que ocorra de maneira natural e produtiva. Nessa fase, o Colégio enfatiza a produção de textos, o trabalho em grupo e a participação do aluno durante as aulas, o que auxilia o amadurecimento intelectual e o exercício do protagonismo. Também estimula os jovens a aplicar o conhecimento em múltiplas situações, de forma a expandir o espaço de aprendizagem da Escola.  Por meio de diversos projetos pedagógicos, as crianças e adolescentes são motivadas a se desenvolver continuamente superando os próprios limites, valorizando e respeitando o outro.

Considerando essa concepção de formação do aluno, fazemos algumas escolhas na estrutura e condução do projeto pedagógico:

– O uso da tecnologia e novas linguagens que ajudam na comunicação e no aprendizado;

– A construção de um ambiente capaz de proporcionar respeito ao ritmo e a diversidade de aprendizado;

– Uma equipe pedagógica capaz de fazer a interface entre família/escola/aluno, e que possibilita o apoio necessário ao acompanhamento e gerenciamento do processo de aprendizagem do aluno;

– Um programa curricular que respeite o conteúdo e o conhecimento, garantindo com eficiência a proposta acadêmica da escola sem desconsiderar o conteúdo procedimental, tão importante nessa fase;

– Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; e nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios.

Enfim, o projeto do Fundamental II precisa contemplar um conjunto de ações e propostas que dialoguem com o objetivo da escola, as expectativas dos pais e as necessidades do aluno.

 

 

Projeto Aluno Destaque: Com o objetivo de incentivar o hábito da boa escrita e fazer com que os alunos produzam cada vez mais textos bem elaborados, sabendo de sua importância na preparação para os vestibulares e o ENEM, o + Positivo desenvolve junto à Lanchonete do colégio, o Projeto “Aluno Destaque” que premia bimestralmente a melhor redação.

Café com Números:
A combinação de culinária e matemática nunca foi tão boa. Os alunos colocam a mão na massa e podem conhecer na prática as unidades de massa, medidas, rendimentos, temperatura e custo de maneira muito divertida.

Café Literário: O Projeto Café Literário procura desenvolver habilidades e competências alinhadas ao processo de leitura e escrita de gêneros literários. O aluno é despertado para os caminhos que a expressividade artística pode desempenhar em sua formação cidadã. A representação literária, dessa forma, é uma ferramenta de reflexão e criatividade sobre o cotidiano do ser humano e, por isso, torna-se uma estratégia pedagógica de grande importância para a formação cultural e social do aluno. Os sabores e aromas da vida estão presentes nas palavras. Enriquecer e valorizar a cultura é a nossa meta!

Intervalo Cultural: Momento de interação com os alunos, incentivando seus talentos.

Projetos interdisciplinares: Projetos trabalhados durante o ano, com temas atuais e variados,  envolvendo todas as disciplinas.

Visita Pedagógica/Cultural: Visitas a locais relacionados a conteúdos trabalhados e incentivo à cultura (teatro, música…)

Gincana da Responsabilização: Levando em consideração que a escola não é somente um lugar para o aprendizado de conteúdos, mas um ambiente de formação e socialização contínua, propomos uma gincana com toda a comunidade escolar + Positivo, objetivando promover a responsabilização de todos, conhecimento, cidadania e solidariedade.

Inter Classe: A prática de esportes é incentivada na escola por meio da Educação Física, através inclusive da Inter Classe. O evento promove jogos de Handebol e Futebol entre as turmas do + Positivo. A galera vibra, torce e se agita com as competições..

Programa de estudo orientado: Não adianta querer estudar sem saber como estudar.  Trabalhamos em conjunto com os alunos promovendo a reflexão do Porquê e do Como estudar, reconhecendo a necessidade e importância da aquisição de hábitos e rotinas de estudo.

  • UNIDADE ARAGUARI Infantil, Fundamental e Médio Av. Minas Gerais, 1600 – Centro (34) 3241-6698
  • UNIDADE FERNANDO VILELA 9° ano, Médio e Pré-Vestibulares Rua Fernando Vilela, 839 – Centro (34) 3216-5544
  • UNIDADE FERNANDO VILELA Infantil e Fundamental Av. Fernando Vilela, 795 – Martins (34) 3216-5544
  • UNIDADE JOÃO NAVES Infantil e Fundamental Av. João Naves de Ávila, 3150 – Santa Maria (34) 3226-7090